Jornalistas, criminosos e telas. O cinema policial negro argentino e sua relação com a imprensa durante o peronismo
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
No presente artigo, propomos analisar três filmes feitos durante o primeiro peronismo que explicam a ligação entre o jornalismo, o Estado e o cinema. Vamos investigar a maneira pela qual certos elementos da modernidade urbana afetam a composição dos filmes, e a maneira como eles estão ligados a um ciclo específico de cinematografia mundial, como o cinema negro. Através do estudo de Just a Offender (Hugo Fregonese, 1949), Edição Extra (Luis Moglia Barth, 1949) e Captura Recomendada (Don Napy, 1950), tentaremos esclarecer a trama estabelecida entre a imprensa e o governo de Juan Domingo Perón , considerando os aspectos que influenciaram a tensão entre autoritarismo e liberdade de imprensa e empresa, e a forma como esses conflitos são representados nos filmes.
Downloads
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Works are released under a Creative Commons License (Creative Commons 4.0. Atribución-NoComercial-CompartirIgual) which provides unrestricted use, copy and redistribution in any medium or format and remix, transform and build upon the original work properly cited. The Creative Commons License stipulates that: "You must attribute the work in the manner specified by the author or licensor (but not in any way that suggests that they endorse you or your use of the work)."
Referências
Arlt, R. (1997). Notas sobre el cinematógrafo. Buenos Aires: Ediciones Simurg.
Blanco Pazos, R. y Clemente, R. (2004). De La Fuga a La Fuga. El policial en el cine argentino. Buenos Aires: Corregidor.
Borde, R. y Chaumeton, E. (1958). Panorama del cine negro. Buenos Aires: Losange.
Caimari, L. (2012). Mientras la ciudad duerme. Pistoleros, policías y periodistas en Buenos Aires, 1920-1945. Buenos Aires: Siglo Veintiuno.
Cane, James (2012). The Fourth Estate. Journalism and Power in the Making of Peronist Argentina, 1930-1955. The Pennsylvania State University Press.
De los Ríos, V. (2009). El cine y la invención de la vida moderna en las crónicas de Roberto Arlt. En Modern Language Notes (124) (pp. 460-480). Baltimore: John Hopkins University Press.
Deleuze, G. (2011). La imagen-movimiento. Estudios sobre cine 1. Barcelona: Paidós.
Esquenazi, J.P. (2018). El film noir. Buenos Aires: El Cuenco de Plata.
Heredero, C. y Santamarina, A. (1996). El cine negro. Barcelona: Paidós.
Karush, M.B. (2013). Cultura de clase. Radio y cine en la creación de una Argentina dividida (1920-1946). Buenos Aires: Ariel.
Kelly Hopfenblatt, A. y Trombetta, J. (2009). Características de la censura entre 1933 y 1956. Continuidades y rupturas de la identidad nacional. En Lusnich, A.L. y Piedras, P. (Eds.) Una historia del cine político y social en Argentina (1896-1969) (pp. 251-267). Buenos Aires: Nueva Librería.
Kriger, C. (2009). Cine y peronismo: el Estado en escena. Buenos Aires: Siglo Veintiuno.
Laera, A. (2008). Cronistas, novelistas: la prensa periódica como espacio de profesionalización en Argentina (1880-1910). En Altamirano, C. (Ed.) Historia de los intelectuales en América Latina: Vol. 1. (pp. 495-522) Buenos Aires: Katz
Simmel, G. (2005). La metrópolis y la vida mental. Bifurcaciones. Revista de estudios culturales urbanos. (4) (s/n)
Singer, B. (1995). Modernity, Hyperstimulus, and the Rise of Popular Sensationalism. En Charney, L. y Schwartz, V.R. (Eds.) Cinema and the Invention of Modern Life (pp. 72-99). Berkeley: University of California Press.
Stam, R. (2001). Teorías del cine. Buenos Aires: Paidós.
Tassara, M. (1992). El cine policial Argentino. En Wolf, S. (Ed.) Cine Argentino. La otra historia (pp.147-167). Buenos Aires: Colihue.
Tranchini, E. (1998). El Cine Argentino y la construcción de un imaginario criollista 1915-1945. Entrepasados. Revista de historia. (18/19), pp. 113-141.